Histórico

A Faculdade FAMA de Macapá foi autorizada a funcionar pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 2076, publicada no Diário Oficial da União de 18/07/2002. Sediada na cidade de Macapá, na Rodovia Duca Serra, Estado do Amapá, a FAMA Macapá é uma instituição de ensino superior regida pela legislação educacional do Sistema Federal de Ensino, por seu Regimento Geral, e pelo estatuto de sua mantenedora, União de Faculdades do Amapá Ltda, pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade de Macapá/AP.

O foco estratégico da FAMA Macapá é se posicionar como uma instituição de Ensino Superior que oferece serviços educacionais de qualidade assegurada, com reconhecimento e inserção nas comunidades onde atua.  É nessa perspectiva que a Instituição atua em Macapá/AP mantendo o compromisso de qualidade educacional junto a seus alunos, professores e funcionários. É importante ressaltar que tal posicionamento está alinhado ao ritmo de crescimento da região na qual se insere o município, o que, por sua vez, demanda a abertura de instituições aptas a formarem profissionais cada vez mais solicitados pelo mercado e pela sociedade.

Nesse cenário, pode-se afirmar que a FAMA Macapá tem uma proposta que atende a tal objetivo, visto que apresenta em seus cursos, além de um modelo pedagógico arrojado, uma excelente integração com a realidade onde está inserida. Para instalar uma instituição de ensino, a etapa inicial consiste no conhecimento aprofundado da comunidade onde ela estará inserida. Mesmo que haja uma diretriz unificada quanto ao modelo acadêmico, toda a problematização abordada após a apresentação dos conceitos gerais, bem como os estudos de caso e a dialogicidade entre professor e aluno devem partir da demanda e do contexto da realidade local.

A FAMA Macapá inicialmente ofertou cursos de pós-graduação latu senso, no campus do Colégio Santa Bartolomea Capitanio. Em seguida, recebeu as primeiras autorizações do Ministérios da Educação para os cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Com visão de crescimento, iniciou no mesmo ano de sua criação, as obras para a construção do Campus Lagoa, preparando, assim, uma estrutura ampla e moderna, um grande investimento na educação que marcaria com grandeza o mercado educacional do Amapá.

Atualmente, a FAMA Macapá oferta 26 cursos de graduação com habilitação em Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, totalizando quase 9.000 alunos. Os cursos ofertados pela FAMA Macapá são: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Contábeis; Ciências da Computação; Curso Superior Tecnológico em Logística, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia e em Redes de Computadores; Direito; Educação Física Licenciatura e Bacharelado; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Letras Licenciatura; Odontologia; Pedagogia e Psicologia

A FAMA Macapá além de consolidar-se como a melhor estrutura para o Ensino Superior do Estado, tem o diferencial de oferecer regularmente, para a comunidade acadêmica e mercado, vários cursos de pós-graduação, projetos de extensão, cursos livres e cursos de língua estrangeira, sempre focados na realidade local.

Registre-se, ainda, que a FAMA Macapá faz parte do grupo Kroton Educacional que é uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, com uma trajetória de mais de 45 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e de quase 10 anos no Ensino Superior, por meio de diversas marcas, que incluem a Anhanguera, a Fama, a Pitágoras, a UNIC, a UNIDERP e a UNIME.

Convém assinalar que a denominação Kroton é uma homenagem a Croton (em grego: Κρότων), uma antiga cidade-estado da Magna Grécia, fundada no século VIII a.C. A cidade foi importante para a filosofia, pois Pitágoras passou um tempo razoável em Croton, onde fundou uma escola à qual se atribuem inúmeras contribuições nos ramos da Matemática, Geometria e Filosofia. O nome Croton é uma homenagem a um grande atleta grego, conhecido como Mílon de Croton, nascido nesta ilha na região da Calábria, que competiu em várias edições dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, sendo campeão por cinco vezes consecutivas na luta livre.

Segundo a lenda, ele treinava carregando um bezerro amarrado sobre seus ombros, que crescia à medida que o tempo passava, levando Mílon a desenvolver sua força para carregar um bezerro cada vez mais pesado. E assim teria sido até que, na idade adulta, ele teria sido visto várias vezes carregando nada menos do que um touro nas costas.

No ano de 2010, o grupo Kroton adquiriu o grupo IUNI Educacional, instituição que também atua na graduação e pós-graduação por meio das marcas UNIC, UNIME e FAMA.  No ano seguinte, em dezembro de 2011, o grupo Kroton adquiriu a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, a maior instituição de educação à distância do país.

Após a fusão com a Anhanguera, no ano de 2013, o grupo Kroton passou a contar com 125 unidades de ensino superior, presentes em 18 estados e 83 cidades brasileiras, além de 726 polos de graduação EAD credenciados pelo MEC localizados em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal. A Companhia ainda conta, na Educação Básica, com mais de 870 escolas associadas em todo o território nacional. Por fim, a fusão com a Anhanguera adicionou ao portfólio do grupo Kroton mais de 400 polos de cursos livres e preparatórios.

Note-se, ainda, que o grupo Kroton atua de forma integrada e diversificada, provendo serviços de educação, tecnologia de ensino e material didático para a Educação Básica – por meio da Rede Pitágoras – para uma rede de mais de 800 escolas associadas em todos os Estados do Brasil, além de cinco unidades no Japão e uma no Canadá, em um total de mais de 280 mil alunos atendidos por nossas escolas e Sistemas de Ensino.

Na área pública, o grupo Kroton está presente com a marca Projecta, que tem o objetivo de levar educação de qualidade aos municípios brasileiros por meio de programas de gestão, materiais didáticos e avaliações educacionais.

Registre-se, também, a participação do o grupo Kroton com a marca INADE (Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional), responsável pelo desenvolvimento de avaliações educacionais com o objetivo de contribuir efetivamente para a melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos das escolas e redes de ensino públicas e privadas de todo o país.

Como investimento social, o grupo Kroton mantém a Fundação Pitágoras, uma organização sem fins lucrativos, que viabiliza projetos educacionais em instituições públicas e privadas. O objetivo é transferir tecnologia de gestão e capacitar os profissionais para melhorar o desempenho dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Adicionalmente, o grupo Kroton possui projetos de responsabilidade social em todas as suas unidades de ensino superior presencial.

Saliente-se, que alinhado com os programas do Governo Federal, o grupo Kroton também disponibiliza bolsas de estudo e financiamento estudantil com o objetivo de permitir o acesso de todos a um ensino superior de qualidade reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação.

Ademais, após a fusão com a Anhanguera, o grupo Kroton incorporou a sua área de Responsabilidade Social que, em 2013, foi responsável por coordenar mais de 1,6 milhão de atendimentos por meio de mais de 1.250 projetos. Entre as principais iniciativas entre os projetos de responsabilidade social e ambiental do grupo Kroton, pode-se destacar o Trote Solidário, a Semana de Ensino Responsável e a Semana Global de Empreendedorismo.

Na verdade, o grupo Kroton tem uma atuação superlativa na área de responsabilidade social, condizente com a sua posição no mercado educacional do Brasil e do mundo. São programas transformacionais, exercidos em larga escala, com alta eficácia e alinhados ao negócio de educação.

No ano de 2016, as unidades presenciais de Ensino Superior e os Polos de Educação a Distância do grupo Kroton realizaram mais de 2.300 iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente mais de 2,3 milhões de pessoas de suas comunidades. Todas essas iniciativas contaram com o envolvimento dos alunos em atividades que permitiram o desenvolvimento de competências alinhadas às práticas de aprendizagem, reforçando o processo de formação da cidadania.

Dos programas institucionais, destacaram-se: o Trote Solidário, uma iniciativa de mobilização e recepção dos calouros sem violência, que estimula o engajamento dos alunos em ações cidadãs desde o início de sua vida universitária, desenvolvendo projetos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Trote contou com mais de 85.700 alunos realizando atividades, que resultaram em aproximadamente 125 mil atendimentos à população; a Campanha de Responsabilidade Social, iniciativa que envolveu cursos de diferentes áreas e ofereceu uma amostra de atividades sociais de todas as unidades, gratuitas a mais de 213 mil pessoas da comunidade, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente; a Campanha do Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Aedes Aegypti e Contra o Zika que atingiu em torno de 1,7 milhão de pessoas em mais de 350 atividades; além de outras ações de mobilização que arrecadaram mais de 60 toneladas de alimentos, doados a diversas organizações de combate à fome e à miséria.

O engajamento das unidades presenciais de Ensino Superior e Polos de Ensino a Distância do grupo Kroton em ações sociais já beneficiou mais de 160 organizações sociais, hospitais, escolas públicas e diversas outras instituições em todo o país, com atividades que vão desde doações de livros e outros itens básicos até programas de educação ambiental, prevenção de doenças, palestras e sensibilização para temas de direitos humanos, oficinas educativas para crianças, entre outros.

Adicionalmente, a Fundação Pitágoras, que atua há mais de 18 anos como braço social do grupo Kroton, desenvolveu uma metodologia avançada de gestão, chamada de Sistema de Gestão Integrado (SGI). O SGI é implantado na rede pública de ensino básico, apoiando tecnicamente suas lideranças e transferindo sua metodologia. Os resultados mais flagrantes dessa implantação são avanços significativos da aprendizagem dos alunos e a melhoria e inovação dos processos e práticas de gestão. Já foram beneficiados cerca de 29 mil educadores e 1 milhão de alunos, em mais de 12 estados do Brasil. Os piores resultados no IDEB e os menores índices do IDH são os critérios primordiais para implantação do SGI pro bono, ou seja, sem custos para as Escolas e Secretarias Municipais de Educação.

A Fundação Pitágoras, também lidera há mais de 10 anos, no estado de Minas Gerais, o Movimento Conspiração Mineira pela Educação, cuja estratégia principal é fortalecer a liderança das escolas públicas, através de encontros sistemáticos – Fóruns de Diretores – para a troca de experiências e intercâmbio das melhores práticas, dentro dos cinco temas escolhidos pelos próprios diretores como as grandes questões fundamentais para uma escola de qualidade: Pacificação, Motivação dos Alunos, Motivação dos Professores, Integração Família/Escola e Melhoria dos Indicadores Oficiais de Aprendizagem. São beneficiadas cerca de 1.000 escolas das redes públicas municipal e estadual e 1 milhão de alunos.

Replicando esse formato extremamente bem-sucedido da Conspiração Mineira pela Educação, o grupo Kroton lançou a Aliança Brasileira pela Educação, que teve início em agosto de 2016 na cidade de São Paulo, atendendo cerca de 300 escolas estaduais, totalizando aproximadamente 350 mil alunos beneficiados. Além do propósito de oferecer ensino de qualidade a seus alunos, o grupo Kroton contribui com a evolução da sociedade como um todo, auxiliando na continuidade de projetos que têm a capacidade de, também, transformar vidas, em diversas áreas.

É assim, seguindo e executando todos estes projetos, programas e ações de responsabilidade social que a Faculdade FAMA de Macapá, parte do grupo Kroton e de acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscará estar em consonância com as necessidades e as expectativas gerais do município de Macapá/AP, cidades vizinhas e da sua população buscando interface com o mercado de trabalho e o sistema educacional.